94,4% das empresas estão nas redes sociais de acordo com o Social Media Trends 2018, sendo que 62% consideram que essas ferramentas são fundamentais na empresa. Porém, 49,9% das marcas não se consideram eficientes nesse meio.

Dessa forma, os profissionais responsáveis pelas ações nas redes sociais são: Analista de Marketing, Social Media ou Analista de redes sociais, Designer e Gestor/Produtor de Conteúdo e é extremamente necessário que uma pessoa adequada esteja responsável pelo gerenciamento das páginas da sua empresa, pois o Social Media é o profissional que além de produzir o conteúdo que será divulgado, vai planejar, gerenciar, analisar e monitorar o andamento da ação para que, se necessários, mudanças no planejamento sejam realizadas.

Vemos assim, que a presença das marcas nas redes sociais não se limita a ter uma página e sim, que esse profissional vai pesquisar por temas,  ideias e datas marcantes, entender a persona da marca e criar um cronograma para as postagens com base nos horários mais acessados pelos usuários de forma a ter maior engajamento.

Para se ter uma noção do que se espera do profissional, uma vaga no Curriculum possuía como competências esperadas e descrição do cargo:

Planejar ações, criar conteúdo e peças para diferentes redes sociais e agendar publicações. Relacionar-se com os clientes através das redes sociais atendendo às solicitações, reclamações, sugestões, elogios, compartilhamento, postagens, etc. Monitorar a marca e gerar relatórios mensais. Criar e apresentar métricas relacionadas às redes sociais através dos dados coletados no monitoramento. Presença digital ativa, é preciso que ele seja muito organizado e disciplinado não apenas para criar conteúdos, mas também, para executar as ações do planejamento. Criativo, além de planejar e produzir conteúdo, o candidato cria peças para as mídias sociais. Curioso e pró-ativo. Ter bom senso e estar antenado, notícias e fatos recentes podem se tornar tema de um post ou de uma ação digital. É essencial que ele esteja sempre preocupado com os conteúdos criados e tenha zelo ao compartilhar cada publicação.

Percebe-se então que um fator muito importante nessa área é amar as redes sociais e estar atento ao que acontecendo no momento, sabendo utilizar grande parte ou todas as redes existentes, conhecendo as ferramentas e particularidades de cada uma.  Com muita habilidade, paciência e desejo de aprender não tem erro!